19 de março de 2009

História da Embalagem e Design de Embalagem

O design de embalagens, é uma vertente do design de produto e do design gráfico. No maioria das vezes o designer de produto é reponsável pela forma da própria embalagem, considerando problemas de ergonomia e estética tri-dimensional. Enquanto o designer gráfico trata do rótulo da embalagem, onde o produto é apresentado graficamente.
A embalagem comercial não é apenas um meio de armazenamento e transporte de um produto, mas é um objeto que possibilita aos consumidores uma relação afetiva individual com o produto.
A embalagem é a identidade da empresa a qual ela representa e em muitos casos é o único meio de comunicação do produto. O bom design de embalagem pode garantir uma boa comunicação com o consumidor, informando sobre o produto e expondo seu caráter. De acordo com a pesquisa setorial ABRE/FGV, para muitos consumidores a embalagem é o objeto que identifica simbolicamente o produto. Uma pesquisa do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE mostrou que o consumidor não dissocia a embalagem do seu conteúdo, considerando os dois como constituintes de uma mesma entidade indivisível. Sendo assim a embalagem é ao mesmo tempo expressão e atributo do conteúdo. Exemplos disto são o frasco de perfume, o extintor de incêndio, a caixa de lenços de papel, a caixa de fósforos, dentre outros, como a garrafa da
Coca-Cola e o frasco do perfume Chanel nº 5, que têm suas formas patenteadas.

História
As primeiras embalagens surgiram há mais de 10.000 anos, quando nas civilizações já existia a necessidade de transportar, acondicionar e armazenar alimentos.

Embalagem no Brasil
Com a abertura do mercado nacional para os produtos importados, feita pelo Governo Collor, percebeu-se que o desenho das embalagens de outros países eram mais atrativas e, por conseqüência, vendiam mais. Atualmente, dos cerca de 10 mil produtos expostos nas prateleiras dos supermercados brasileiros, estima-se que apenas 5% possuam propaganda massiva na mídia. Desta forma o design de embalagem passa a ser um "vendedor silencioso".
Percebeu-se a importância no mercado nacional do emprego do design de embalagem não só no ponto-de-venda, mas toda uma preocupação desde a criação ou lançamento de um novo produto, por mais simples que este seja. Ao projetar produtos, deve-se levar em consideração: funcionalidade, facilidade de manuseio, reaproveitamento de materiais de acordo com sua toxicidade, escassez, renovabilidade e reciclabilidade. Hoje, no Brasil, existem empresas especializadas só em embalagens. Empresas brasileiras ganham e promovem prêmios internamente e no exterior para promover a produção de embalagens. O que demostra o grande valor agregado ao produto.

Considerações na criação das embalagens
O cuidado com este trabalho significa que o design de embalagem envolve estudos representando além de estética e função, fatores sociais, culturais, de fabricação, de custos e de seleção de materiais que vão determinar mensagens qualitativas e quantitativas.
Uma embalagem não pode ser apenas bonita, ela deve cumprir padrões de higiene, formatos, praticidade e segurança. O design de embalagem agrega valor, adequando de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e define seu posicionamento correto no mercado. É também, diferencial competitivo, pois através da inovação e da diferenciação o design pode criar uma personalidade capaz de conquistar a fidelidade do consumidor.
Ao se desenvolver uma embalagem, deve-se definir os elementos do projeto técnico: Matérias-primas, processos produtivos, economias na fabricação, transporte etc.) associado à qualidade do produto. No rótulo se aborda os problemas do
design de informação e publicidade.

No design de embalagens, o designer deve ter em conta algumas questões:
De que tipo de embalagem se trata? - É uma embalagem para líquidos?
Para proteger objetos frágeis? - Qual o peso e o tamanho dos objectos que vai conter?
São pesos uniformes? - Como vai ser transportada?
Terá de ser atraente? - Em que material irá ser feita?(cartão/plástico/madeira/vidro...)
Qual a fábrica a contratar? - Daqui a quanto tempo deverá estar pronta?
Qual o orçamento disponível? - Pra onde irá esta embalagem após seu descarte? Qual seu ciclo de vida?



Fonte: Wikipedia

Um comentário:

  1. Nossa, adorei o blog!
    Curso o 4º semestre em Técnico em Impressão Gráfia no SENAI, sou apoixanada por design de embalagens, porém não sou muito criativa...acredito que preciso de um pouco mais de conhecimento e envolvimento na área!
    Gostaria de algumas dicas referentes a criação de um projeto, uma embalagem...

    ResponderExcluir