30 de março de 2009

Brasil é o segundo país que mais lança embalagens inovadoras

Segundo dados da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, o Brasil é o segundo país que mais lança novas embalagens no mercado por ano. Do 6º lugar, em 2008, quando lançou mais de 20 mil embalagens inovadoras, o país passou para a 2ª colocação em 2009. A liderança continua sendo dos Estados Unidos. Esse panorama foi apresentado durante o Seminário Inovação no Agronegócio, realizado nos dias 18 a 20 de março em Brasília pelo Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.Apesar de a inovação estar presente, em sua maioria, nas grandes empresas, Fábio Mestriner, professor e coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagemda ESPM, afirma que ela “está totalmente ao alcance das micro e pequenas empresas. Mas primeiramente a empresa precisa enxergar os benefícios da inovação para seu negócio e estar decidida a inovar”. Desde 2004, existe um convênio entre o Sebrae e a Associação Brasileira de Embalagem, com a finalidade de levar projetos de embalagem às micro e pequenas, que precisam arcar com apenas 30% do projeto. Para quem quer inovar, importante tem em mente que a inovação não é criada, precisa ser encontrada. Para isso é preciso ter objetivo e foco, e proporcionar com a mudança algum benefício ao consumidor. “Precisamos criar algo novo na categoria, não no universo”, afirma Mestriner.

Fonte:
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1697939-1931,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário