15 de junho de 2009

A importância da boa embalagem para a pequena e média empresa

É do conhecimento geral a importância da boa embalagem para o sucesso dos produtos de consumo. São justamente as pequenas e médias empresas as que mais têm a ganhar ao oferecer a seus produtos uma boa embalagem. Isto porque na maioria das vezes estas empresas não dispõem de outro recurso para entrar e competir no mercado. Quando nos perguntamos o porquê destas empresas na maioria das vezes não disporem de boas embalagens, recebemos como resposta que é a falta de dinheiro o que as impedem de conseguí-las.
Isto é verdade apenas em parte, pois em muitos casos é perfeitamente possível a estas empresas oferecerem a seus produtos embalagens competitivas e de boa qualidade. O que precisa acontecer é a tomada de consciência destes empresários sobre o fato de ser a boa embalagem um fator decisivo para o sucesso de seu produto e também da necessidade de buscar informações e recursos para conseguí-las.
Falta nestas empresas uma abordagem sistemática, uma avaliação da importância representada pela embalagem no negócio como um todo e parâmetros que permitam verificar se elas estão dando a este item um tratamento condizente com sua importância.
O consumidor não separa a embalagem daquilo que ela contém. Para ele, a embalagem é ao mesmo tempo uma expressão e um atributo do conteúdo. Através dela, o consumidor forma conceito e atribui valor tanto ao produto e sua marca como a empresa que a produziu. Ela é um componente fundamental para a construção da imagem da marca, pois é a expressão tangível de todos os seus significados.
Ao deixar de dispensar à embalagem um tratamento condizente com sua importância, muitas empresas deixam de incorporar a seus negócios uma grande ferramenta de marketing e vendas e, mais do que isso, deixam de utilizar todo o potencial que ela tem na construção da imagem da marca e de seus produtos.
As empresas vencedoras, que estão na liderança do mercado e as grandes multinacionais têm pessoas e departamentos inteiros dedicados a cuidar da embalagem, buscando extrair todos os seus benefícios e a explorar suas possibilidades em favor dos produtos.
Empresas menores e intermediárias que estão lutando para conquistar posições devem prestar mais atenção na utilização da embalagem como fator estratégico para seus negócios e buscar uma nova abordagem para esta atividade em seu organograma. Estas empresas têm muito a ganhar com isso, pois é justamente para elas que a embalagem pode representar um grande diferencial competitivo afinal, as grandes empresas têm além dela, a comunicação e a mídia para apoiar seus produtos na competição de mercado.
Tratar a embalagem como mais um insumo de produção, relegá-la a pessoas ou departamentos não especializados, buscar apenas reduzir custos com este item não levará sua empresa a conquistar melhores posições. A embalagem é um fator decisivo no novo cenário competitivo e as empresas que pretendem ter um lugar de destaque no futuro de suas áreas de atividade precisarão fazer dela algo realmente importante em sua gestão empresarial.
Fabio Mestriner
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