5 de maio de 2009

A importância do rótulo na embalagem

A comunicação visual dos rótulos garante os posicionamentos exacerbados, tornando certas marcas representantes de produto, Como é o caso do Bombril, Confort, Gillette, Zíper, Leite Moça, Maisena, etc.
O homem – usuário convive com estímulos exteriores que afetam os sentidos, induz no modo de pensar, de usar e de consumir.
Com o reconhecimento do produto pelo rótulo, o usuário pode tornar tangível segurando a embalagem, cheirando e experimentando.
O reconhecimento do produto implica no contato visual ou mesmo no uso anterior.
O rótulo permite esse reconhecimento, a identidade visual com o rótulo do produto traz, informações sobre ingredientes ou composição, finalidade do produto, modo de uso, além do aspecto informacional, o rótulo também agrega valores estéticos ao produto.
Com os consumidores cada vez mais exigentes, cujo desejo nunca é satisfeito, uma conseqüência da cultura de massa, busca qualidade e mostra-se mais infiel ao produto.
Tais características geram a competição de mercado pelo fabricante de produto, que precisa do designer para influenciar dentre muitas estratégias, com o apelo visual para vender. Pois além da exigência do usuário, existe o problema da similaridade visual do produto, a embalagem acaba sendo um ponto de diferenciação durante a compra.
O desenvolvimento do rótulo vai além da criação. Envolve conhecimento, pesquisa, arte e tecnologia, aspectos artístico-estéticos dos rótulos das embalagens que tem fundamento e criam a identidade visual.
A embalagem é a apresentação do produto, o rótulo sua “roupa”, tem o objetivo de atrair o consumidor, dizer o que o produto é.
Fonte e estudo completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário