7 de maio de 2009

Ecodesign visa diminuir o impacto ambiental de produtos e embalagens

O design com orientação sustentável, ou ecodesign, que tem o objetivo de diminuir o impacto ambiental de produtos e embalagens, começa a ganhar espaço na agenda das empresas. "O ecodesign é uma ferramenta que ajuda a economizar matéria-prima, a partir do redesenho dos produtos.
Isso significa redução de custos com materiais e logística, o que é bem-vindo em tempos de crise", diz Cyntia Malagutti, professora de ecodesign e sustentabilidade do Centro Universitário Senac. Um exemplo é a multinacional de alimentos Danone, que introduziu no Brasil uma tecnologia de produção de embalagens 19% mais leves, o que reduz na mesma medida o volume de resinas plásticas utilizadas.
Por meio de transferência de tecnologia, um dos fornecedores brasileiros da Danone passou a fabricar embalagens por um sistema conhecido como "foam" (espuma, em inglês), em que o ar é injetado na produção de chapas plásticas. Mais leves, as embalagens reduzem custos de produção e logística."As embalagens representam um custo alto para a empresa. Além disso, o grupo tem metas globais para reduzir as emissões de gases poluentes. Esse projeto atende às duas questões", diz Fabio Fontes, diretor de compras da Danone.
Atualmente 10% das embalagens de iogurtes no Brasil já são feitas com a nova tecnologia. Em três anos, a meta é chegar a 100%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário