6 de agosto de 2009

Consumidor brasileiro está mais consciente


Cerca de 70% dos consumidores consultam o prazo de validade, 82% lêem rótulos de produtos e 52% verificam as calorias.

O consumidor brasileiro está cada vez mais consciente e antenado. Neste contexto, o mercado de embalagens precisa ser cada vez mais inovador e trazer conceitos diferenciados, sem esquecer das peculiaridades de cada público, revela pesquisa da Latin Panel para a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE). Uma das tendências mais notáveis nos hábitos do consumidor apontada pelo estudo é a crescente preocupação com a saudabilidade. Quase um quinto das donas de casa, 22%, afirmam decidir suas compras com base na preocupação com a saúde e o meio ambiente. Pouco menos que três quartos delas, 72%, consultam o prazo de validade, 82% leem rótulos de produtos, 59% procuram produtos com baixo teor de gordura e colesterol e 52% verificam as calorias dos produtos. Além disso, 93% das famílias valorizam empresas que praticam programas de responsabilidade social. De olho na forma Na hora de escolher os produtos, a pesquisa mostra que o consumidor brasileiro quer embalagens multipack com preços menores. Atualmente, são somente as classes mais altas que acabam optando por esse tipo de embalagem. Dos entrevistados, 94% gostariam que as embalagens de alimentos fossem mais fáceis de serem guardadas uma vez abertas e 69% dos domicílios com três ou mais familiares que houvesse mais oferta de embalagens maiores. Hoje, os produtos mais vendidos em embalagens familiares são sabão em pó, creme dental, salgadinho, cereal matinal e refrigerante. Para o futuro Segundo o estudo feito pela Latin Panel, o mercado de embalagens tem atualmente grandes oportunidades de crescimento para embalagens voltadas ao público de baixa renda e infantil. Outro nicho a ser explorado é o de embalagens menores para atender mudanças em grupos sociais: as famílias ficaram menores nos últimos anos, o número de solteiros vivendo sozinhos aumentou e os idosos estão mais independentes e moram sozinhos - e não mais com a família. Embalagens refil também começam a entrar em alta, assim como as econômicas, que no caso do achocolatado já detêm 30% do mercado, por exemplo.


Fonte: Época online

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